Quanto custa ter um site?


Esse é o tipo de pergunta que não possui resposta certa ou errada, e eu já vou lhe explicar o por que.

Mas primeiro vou lembrar você de um fato curioso, comentários que surgiram logo depois que a internet foi inventada. Quando a gente fala sobre isso hoje parece besteira, parece invenção, mas muitos, naquela época, afirmavam que a internet era apenas uma “modinha” passageira e que não daria certo. Outros afirmaram que seria uma ferramenta acessível apenas pela elite da sociedade.

A verdade é que hoje nós somos dependentes da internet para muitas coisas. Pagamento de contas, transações bancárias, trabalho, estudos, e inclusive para o lazer. Mas e o que isso tudo tem a ver com a minha pergunta inicial? Simples, estou apenas preparando “terreno” para o meu próximo argumento.

A internet se tornou essencial para as organizações, a sua presença na internet é fator decisivo frente a sua concorrência. Mas quanto do seu tempo, trabalho e inclusive dinheiro você vem investindo em um “terreno alugado” na internet, como o Facebook e o Instagram? Qual é a sua garantia de que o seu “locador” não irá fazer mudanças significativas com relação ao seu “contrato de locação” no próximo ano?

A presença nas redes sociais é extremamente importante, mas de forma alguma deve ser a única ferramenta em que você irá se apoiar para criar as suas estratégias de marketing. É aí que entramos em nosso tema principal desta postagem.

Ter ou não ter um website? Eis a questão. A resposta para essa pergunta pode ser perturbadora para alguns empresários, mas é sempre sim. E algumas das razões já estão colocadas nos parágrafos anteriores.

“-Mas afinal de contas, Eliezer, sai caro ter um site?” Não. Saiba que existem ferramentas gratuitas (e boas) na internet que ajudam você a criar um, ideal para empresas de pequeno e médio porte que não dispõem de um valor alto de orçamento para investir nesse ativo. Contratando a pessoa certa para o trabalho você não deve gastar mais do que os R$ 40,00 do registro do domínio (valor estimado com base no ano de 2018) e os honorários do profissional contratado.

Mensalidades e taxas de manutenção? Não precisa ter. Alguém específico que trabalhe em tempo integral cuidando do site? Não tem necessidade. Não tem nada de errado em começar pequeno, faça o simples, mas bem feito. Preocupe-se com as melhorias do site conforme a empresa for crescendo.

É evidente que dependendo da complexidade do seu projeto, das ferramentas empregadas, do tráfego do site, entre tantos outros fatores, o preço vai variar. De forma alguma eu estou afirmando aqui que as empresas que cobram mil reais pelos projetos estão explorando as pessoas. Negativo, como eu disse, dependendo de diversos fatores, alguns projetos de sites podem inclusive ultrapassar esse valor com bastante facilidade. Mas o que eu quero dizer é que existem alternativas mais acessíveis, e o fato de ser mais barato não quer dizer que a qualidade do site não seja boa, muito pelo contrário, o resultado pode ficar muito bom também.

Você tem motivos de sobra para se orgulhar da sua empresa, da forma como ela vai crescendo pouco a pouco, só você conhece as dificuldades que enfrentou, e que enfrenta todos os dias para que a sua empresa atinja seus objetivos de negócio, orgulhe-se disso. As ferramentas oferecidas pela internet estão aí para ajudar você a desenvolver o seu negócio, faça uso delas.

E lembre-se, não importa a situação, você pode sempre se apoiar em profissionais da área de marketing para lhe ajudar.

Quer algumas dicas e sugestões de onde começar? “Chama no pv e bora tc”, digo, então entre em contato que eu ficarei feliz em te ajudar, e como de costume, se for convite para tomar chimarrão, a visita fica por minha conta.

Um grande abraço a todos, tenham uma excelente semana, e de antemão gostaria de desejar um Feliz Natal a Próspero Ano Novo para todos vocês.

Até a próxima.

por Eliezer Hofstaetter
Consultor e Empresário


Gaúcho, 30 anos, natural de Marques de Souza-RS, com residência em Santa Clara do Sul-RS junto com minha noiva e cãozinho de estimação (a Lessy), atualmente conto com mais de 6 anos de experiência trabalhando como gestor e editor da Coldwave Records, editora e gravadora de música eletrônica.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Pages