E-mail corporativo sem mensalidade ou anuidade


Sim, existe, “é verdade esse bilete”.

Agora falando sério, nós sabemos que nada na internet é realmente de graça, de uma forma ou de outra você está pagando pelo serviço, isso vale inclusive para serviços como o Facebook, que apesar de não lhe cobrar nada pelo serviço fatura uns “pila bem bom vendendo o seu perfil para outras empresas".

Mas calma que isso aí é conversa para outra oportunidade, hoje estamos falando de e-mail corporativo, aquele que tem endereço personalizado da sua empresa.

É verdade que serviços gratuitos podem ser bastante limitados em alguns aspectos, mas a menos que sua empresa lide com volumes superiores a 5 gb de e-mails e tenha mais de 5 usuários, não tem razão por que você gastar com anuidades ou mensalidades para ter um e-mail corporativo.

Claro que para ter um e-mail corporativo você precisa ter um domínio registrado (aquele que você usa para o seu site), mas isso não vai lhe custar mais do que cerca de R$ 40,00 por ano para um “.com.br”, por exemplo (pode variar dependendo de outros fatores), porém a hospedagem de e-mail em si é gratuita.

“Tá Eliezer, mas tem vantagem em ter um e-mail corporativo? Não posso continuar usando o meu Gmail ou Hotmail?”. Claro que pode usar, não estou dizendo que não pode, só estou dizendo que não é preciso grande investimento para ter um e-mail que leva o nome da sua empresa.

Quanto às vantagens, muito boa pergunta, daria para fazer um texto só falando sobre isso, mas vou me ater a alguns fatos que eu acho que são mais relevantes.

1º - E-mail no navegador de internet sem propagandas: Quem usa o Outlook ou qualquer uma das suas variações (live, Hotmail ...) sabe do que eu estou falando, mas afinal, podemos julgar eles? O serviço que oferecem é gratuito e eles precisam bancar ele de alguma forma.

2º - E-mail no celular (gratuito, sem propaganda e sem defeitos): Eu já usei alguns apps de e-mail, e não tive boas experiências, ou eles eram bugados ou deixavam meu celular lento de tanta propaganda.

3º - Bloquear contatos de forma efetiva (blacklisting): A maioria dos servidores de e-mail te oferece essa opção, mas você já avaliou se é efetivo mesmo? Eu recebo todos os dias cerca de 30 e-mails de propaganda entre outros assuntos, e nunca me inscrevi em nenhuma daquelas listas. Todo dia eu bloqueio os contatos e todo dia eu recebo os mesmos e-mails.

4º - Segurança e garantia de entrega de e-mails: O serviço oferece segurança em várias camadas, para evitar que seu e-mail seja hackeado, e oferece também DKIM e SPF, que daria para fazer um texto falando só sobre esses dois aí, mas pra resumir são sistemas e ferramentas que podem ser adotadas para mostrar para a internet que seu endereço de e-mail e suas mensagens são seguros.

Vou terminando minha lista por aqui, mas se por acaso os pontos citados acima ainda não são suficientes para você se convencer de que um e-mail corporativo é algo bom para a sua empresa, lembre-se que eu estou sempre por aqui, e aceito convites para tomar um chimarrão e ter uma prosa amigável.

por Eliezer Hofstaetter
Consultor e Empresário

Gaúcho, 30 anos, natural de Marques de Souza-RS, com residência em Santa Clara do Sul-RS junto com minha noiva e cãozinho de estimação (a Lessy), atualmente conto com mais de 6 anos de experiência trabalhando como gestor e editor da Coldwave Records, editora e gravadora de música eletrônica.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Pages