Blog: Manipulação de mídia social cresce globalmente, alerta novo relatório.

Créditos da imagem: CC0 Public Domain
Créditos: Esta postagem tem sua origem do site https://phys.org/ e tem como título original:
"Social media manipulation rising globally, new report warns"
Autor: University of Oxford
Você pode ler a publicação, original em Inglês, nesta página: https://phys.org/news/2018-07-social-media-globally.html
Tradução e adaptação: Eliezer Hofstaetter

Olá amigos, tudo bem com vocês hoje? Espero que sim. Feliz em estar de volta compartilhando mais um artigo interessantíssimo com vocês. Esta publicação reflete o nosso cenário atual e você provavelmente já deve ter visto alguma notícia ou comentário na internet (talvez através de um meme) que relata o uso de notícias falsas e manipulação de informação em campanhas políticas. Isso não é ruim só para os profissionais da área de marketing como nós, mas afeta também diretamente o trabalho de jornalistas e demais profissionais que usam a informação diariamente em suas atividades.
Todos nós somos expostos a informações falsas, esta exposição pode determinar o rumo de eventos importantes, como é o caso da política. Então cabe a nós aprender a avaliar e usar um olhar crítico nas informações com as quais nos deparamos do dia a dia. Inclusive isso meu deu uma ideia, quem sabe para a próxima publicação não conversamos a respeito de como identificar e o que fazer com as notícias falsas? Seria interessante? Bem, agora vamos ao artigo que fala um pouco, de forma ampla, sobre as “fake News”.

  

Manipulação de mídia social cresce globalmente, alerta novo relatório

A manipulação da opinião pública sobre plataformas de mídia social surgiu como uma ameaça crítica à vida pública. Em todo o mundo, agências governamentais e partidos políticos estão explorando plataformas de mídia social para espalhar notícias e desinformação, exercer censura e controle e minar a confiança na mídia, nas instituições públicas e na ciência.

Agora, um novo relatório do Oxford Internet Institute (OII) da Universidade de Oxford, descobriu que, apesar dos esforços para combater a propaganda computacional, o problema está crescendo em larga escala.

"O número de países onde a manipulação de mídia social organizada formalmente aumentou muito, de 28 para 48 países globalmente", diz Samantha Bradshaw, co-autora do relatório. "A maior parte do crescimento vem de partidos políticos que espalham desinformação e lixo eletrônico em períodos eleitorais. Há mais partidos políticos aprendendo com as estratégias implantadas durante a eleição presidencial de Brexit e EUA 2016: mais campanhas estão usando bots, lixo eletrônico e desinformação para polarizar e manipular os eleitores".

Isto apesar dos esforços dos governos em muitas democracias, introduzindo nova legislação destinada a combater notícias falsas na internet. "O problema é que essas 'forças-tarefa' para combater notícias falsas estão sendo usadas como uma nova ferramenta para legitimar a censura em regimes autoritários", diz o professor Phil Howard, coautor e pesquisador chefe do projeto de Propaganda Computacional da OII. "Na melhor das hipóteses, esses tipos de forças-tarefa estão criando contra-narrativas e construindo ferramentas para a conscientização do cidadão e a checagem de fatos."

Outro desafio é a evolução dos mídias que os indivíduos usam para compartilhar notícias e informações. "Há evidências de que as campanhas de desinformação estão passando para aplicativos de bate-papo e plataformas alternativas", diz Bradshaw. "Isso está se tornando cada vez mais comum no Sul Global (o termo vem Inglês “Global South” que esta sendo usado para substituir os termos “países emergentes” ou “países em desenvolvimento”), onde grandes grupos públicos em aplicativos de bate-papo são mais populares".

As contas de bot automatizadas ainda continuam a ser uma tática bem utilizada. Comentaristas on-line e contas falsas são usadas para divulgar mensagens pró-partidárias, além de serem usados para compartilhar conteúdo ou postar usando palavras-chave com algoritmos para obter determinadas tendências de conteúdo. Eles também estão sendo usados para relatar conteúdo e contas legítimas em grande escala, fazendo com que eles sejam retirados temporariamente. "Suspeitamos que novas inovações continuem surgindo enquanto plataformas e governos tomam medidas legais e regulatórias para restringir esse tipo de atividade", diz Howard.

No geral, o uso de campanhas organizadas de manipulação de mídia social é um grande negócio. "Estimamos que dezenas de milhões de dólares sejam gastos neste tipo de atividade", diz Howard. "Parte do dinheiro pode ser gasto em publicidade legítima nas mídias sociais, mas certamente há uma indústria crescente de contas falsas, comentaristas online e bots políticos".

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