Blog: O "empreendedor destemido" é um mito: Por que você não precisa correr riscos para construir um negócio de sucesso.

Créditos da Imagem: medium.com

Créditos: Esta postagem tem sua origem do site https://www.jotform.com/ e tem como título original:
"The “fearless entrepreneur” is a myth: why you don’t have to take risks to build a successful business"
Autor: Aytekin Tank
Você pode ler a publicação, original em Inglês, nesta página: https://www.jotform.com/blog/risk-taker-entrepreneur-myth/
Tradução e adaptação: Eliezer Hofstaetter

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Para a primeira postagem do blog, irei trazer o case de sucesso de Aytekin Tank, fundador do serviço de formulários online JotForm. Depoimento impressionante em que conta como começou o seu negócio e o mais importante, sem correr riscos, contrariando a afirmação que diz que quanto maiores os riscos maiores serão os ganhos. Fiz o possível para manter a essência do texto nessa minha tradução, alguns trechos tiveram que ser adaptados, pois são termos do idioma Inglês que em alguns casos não possuem tradução literal no Português. Aproveitem a leitura, no final dela conversaremos mais a respeito da ferramenta JotForm.

O "empreendedor destemido" é um mito: Por que você não precisa correr riscos para construir um negócio de sucesso

Créditos da Imagem: medium.com
Aytekin Tank, Fundador do JotForm
Quando eu era criança, trabalhava na loja de presentes do meu primo.
Eu estava tão entediado durante aqueles longos e quentes verões que eu nem sequer pedia para ele me pagar.
Mas um dia tive uma ideia brilhante. Eu fui para as colinas, peguei figos dos jardins locais e os vendia para os turistas.
Eu compartilhei esse plano com meu primo.
"Essa é uma ideia terrível", ele disse, balançando a cabeça. “Todo mundo vai perguntar de onde você tirou. Você será apenas um ladrão.”
Foi a minha primeira ideia de negócios, e eu falhei antes mesmo de começar.

Muitas pessoas acham que empresários de sucesso nasceram para correr riscos.
Ou você tinha uma barraca de limonada aos seus oito anos de idade ou você simplesmente não era feito pra isso.
Como o falecido Victor Kiam (o ex-presidente da Remington e dono dos New England Patriots) certa vez disse:

"Os empreendedores são pessoas que correm riscos, dispostos a jogar os dados e tentar a sorte com seu dinheiro ou reputação por uma ideia ou empreendimento."

Eu Discordo. Eu não sou destemido e não corro riscos.
De fato, não sendo uma pessoa que se arrisca:

  • Me permitiu construir um negócio com mais de 110 funcionários;
  • Permite que minha startup, o JotForm, atenda quase 4 milhões de usuários;
  • Explica porque eu ainda possuo 100% dos meus negócios;
  • Deixa implícito como é a cultura da nossa grande empresa.

Para entender o que quero dizer, deixe-me compartilhar minha história e como minhas experiências também podem fortalecer seus negócios.

1. Aprenda usando o dinheiro (e tempo) de outra pessoa.

Em um estudo de 2015, 72% dos estudantes do ensino médio dos EUA disseram que queriam iniciar um negócio.
Mais de 60% planejam iniciar seus negócios logo que saíssem da faculdade.

São muitos adolescentes indo direto da sala de aula para a sala de reuniões. E para alguns, é o passo certo.
Eu também acho que há muito que aprender antes de entrar no empreendedorismo.
Quando eu estava na faculdade, construí uma ferramenta de cadastro para nossa organização estudantil. Eu pensei que outras pessoas também poderiam querer usá-lo, então eu o lancei como um produto de código aberto. Eventualmente, as pessoas começaram a me pagar por personalizações.
Fiquei emocionado por ganhar dinheiro fazendo o trabalho que eu amava, então eu passei as férias de inverno do meu último ano construindo uma versão paga.
Quando esse produto começou a me trazer dinheiro de verdade, fiquei viciado. Eu sabia que iria começar um negócio, mas primeiro, eu encontraria um emprego em tempo integral.
Então, passei cinco anos escrevendo código para uma empresa de mídia de Nova York. Aprendi muito durante esse período, desde os processos de trabalho até a colaboração, passando pelos estilos de gerenciamento e até como a fofoca viaja pelas organizações.
Todas essas experiências ainda me ajudam hoje e ganhei o conhecimento sem riscos.
Com meu salário pago, eu poderia continuar construindo meu produto fora do expediente. Estaria arriscando apenas meu tempo e energia.

Resumindo:
Você não precisa correr riscos para construir um negócio de sucesso. Aprenda primeiro com o dinheiro (e o tempo) de outra pessoa.
Construir o seu negócio como atividade alternativa pode aliviar a pressão financeira real. E, se você trabalha em período integral ou parcial, pode aplicar o que aprendeu ao seu negócio.
Apenas tente fazer algo (nem que seja trabalho voluntário) que aprimore suas habilidades e aprofunde seus conhecimentos.
Por exemplo, se você deseja lançar uma publicação on-line, tente entrar em um departamento editorial ou fazer vendas de mídia.

2. Use o que você tem

MailChimp
Lynda
Shopify
GoFundMe
Tough Mudder
ShutterStock

O que essas empresas têm em comum? Elas são todas empresas autossuficientes avaliadas em vários milhões de dólares (mesmo que mais tarde recebessem financiamento).
O mundo das startups fica tão animado com o dinheiro do fundos de financiamento que é fácil esquecer de ser autossuficiente.
Nem sempre é possível, mas para muitas pessoas, é uma ótima opção.
Quando você faz com que sua ideia seja autossuficiente, você pode levar o tempo que quiser e permanecer no banco do motorista sem qualquer pressão dos investidores.
Tome o meu caso como um exemplo.
Eu vi a necessidade de formulários online enquanto trabalhava em Nova York.
Mas não deixei meu emprego até que meu produto paralelo (a ferramenta de perfil) ganhasse consistentemente mais que meu cheque de pagamento.
Depois que eu parei, passei seis meses construindo o JotForm. Eu lancei a versão gratuita em 2006 e foi um verdadeiro MVP (MVP é uma prática de administração de empresas que consiste em lançar um novo produto ou serviço com o menor investimento possível, para testar o negócio antes de aportar grandes investimentos). Só tinha funções básicas. Eu queria ver se as pessoas gostariam ou usariam.
Se falhasse, eu teria investido apenas seis meses do meu tempo e energia, e ainda tinha a receita do produto para me manter à confortável. Eu aproveitei o que eu tinha.
Depois que contratei nosso primeiro funcionário, passamos outro ano construindo a versão premium. No final de 2007, tínhamos 500 clientes pagantes.
Nos últimos 12 anos, continuamos a crescer a partir dessa base. Não temos dívidas e nunca tomamos um centavo em investimentos externos.

Resumindo:
Use os recursos que você tem, não importa o quão modesto eles sejam. É incrível o que é possível quando você identifica um problema e o resolve para os outros.
Além disso, leve o tempo que precisar. Não se preocupe com os gráficos de crescimento em formato de bastão de hóquei ou a cobertura da imprensa. Continue trabalhando, continue aprendendo e seja paciente. (Clique aqui e entenda como é um gráfico em formato de bastão de hóquei).
A perseverança irá levá-lo longe.

3. Concentre-se em uma coisa de cada vez

O foco é uma palavra mágica. É também o segredo para o crescimento sustentável.

Créditos da Imagem: medium.com

Como autor e consultor Chris Zook explica:

“À primeira vista, estreitar o foco para crescer soa quase contra intuitivo. Mas assim como as plantas geralmente precisam ser cortadas para concentrar sua energia em ramos menores e mais fortes, as empresas também precisam ser cortadas para conter sua tendência de se ramificar mais do que deveriam. ”

De certa forma, o JotForm é uma empresa entediante. Criamos formulários online.
Mas nós tentamos fazer isso realmente bem. É tudo o que fazemos e estamos constantemente tentando melhorar a maneira como atendemos nossos clientes.
Eu sei que pode soar como o “bêabá do marketing” ou uma linha de pensamento genérica de relações públicas.
No entanto, pode ser surpreendentemente difícil se concentrar em uma coisa, especialmente quando você começa a ganhar força. Novas oportunidades surgem. Todo mundo tem infinitas e muitas vezes contraditórias ideias sobre o que você deve fazer a seguir.
É quando você precisa ser implacável e continuar no rumo.

Resumindo:
Mantenha seu foco. Vá mais fundo, não mais amplo.
Se você tentar fazer muitas coisas diferentes, seu tempo e energia são fragmentados. Você arrisca o sucesso de sua ideia central.
Eu não estou dizendo que você não deve evoluir ou ouvir o mercado, mas tente não se distrair.
Um foco singular é uma maneira inteligente de evitar riscos.

4. Lembre-se que o fluxo de caixa é “rainha”

Ganhos trimestrais, parênteses fiscais, taxas de aquisição de usuários, visualizações de páginas, alcance de mercado.

Estes são todos detalhes importantes. Toda empresa tem que pagar impostos e rastrear esses números-chave.
Eu sempre trabalhei com um contador, mas até recentemente administrei nosso fluxo de caixa.
Aqui está o que eu costumava buscar:

A nossa conta bancária está crescendo?

Não pretendo prejudicar os sistemas de análise de fluxo de caixa reais (e potencialmente valiosos), mas o crescimento sustentável pode ser simples assim:

Você é lucrativo?
Você está ganhando mais do que gasta?
O dinheiro em sua conta bancária está aumentando, permanecendo o mesmo ou diminuindo?

Algumas empresas fazem previsões de vendas de três anos e contratam (ou demitem) funcionários com base nesses números. Eu nunca tive essa mentalidade.
Talvez pudéssemos ter crescido muito mais rápido, mas nunca fiquei estressado com dinheiro. Eu costumo dormir bem à noite.
Nossas vendas normalmente aumentam em 50% a cada ano. É assim que conseguimos um crescimento estável e ainda não contratarei um novo funcionário a menos que tenhamos um ano inteiro equivalente de salário no banco.
Não há risco envolvido.

Resumindo:
Seu crescimento depende da sua receita. Não aumente sua equipe nem suas despesas até que suas vendas aumentem. Assista seu fluxo de caixa e trabalhe dentro dos seus meios.

Créditos da Imagem: medium.com

5. Lembre-se de suas raízes

Em 2010, a Alli Webb abriu o Drybar, um salão de cabeleireiro que oferece apenas serviços de lavagem e lavagem a seco. Hoje, a Drybar tem mais de 100 estabelecimentos nos EUA e no Canadá.
A empresa enfrentou forte concorrência, mas conseguiu proporcionar uma experiência excepcional para todos os que a visitam.
Como eu mencionei acima, eles se concentram em uma coisa e fazem isso realmente muito bem.
Mais importante ainda, o Drybar não se desviou de sua missão principal. Como Webb disse para Liz Welch em uma história para a Inc .:

“Muitos investidores disseram: 'Temos esse público cativo. Essa é uma grande oportunidade para vender muitas outras coisas. "Sempre resisti a isso e acho que isso ressoa ... Nossos clientes sabem que eles não serão levados ou bombardeados por nossos estilistas para comprar produtos. É difícil ser muito bom em muitas coisas. ”

Eu amo a abordagem do Webb.
Nossa empresa é toda sobre design e desenvolvimento. Somos obcecados em melhorar o produto, não em vendê-lo. Ao longo dos anos, podemos ter perdido oportunidades, mas sempre nos mantivemos fiéis ao nosso propósito.
Crescer lentamente, evitar riscos e focar no cliente também influenciou a cultura da empresa. Nos primeiros anos, havia menos de cinco pessoas no escritório, então passávamos o dia todo juntos.
Trabalhávamos nos mesmos projetos e falávamos a mesma linguagem.
Estamos muito maiores agora, mas mantivemos uma cultura em que todos se importam profundamente com o produto. Nós compartilhamos o mesmo objetivo. Nós sabemos por que estamos indo trabalhar todos os dias.

Resumindo:
Cresça e evolua, mas não perca de vista seu objetivo. E lembre-se de que o propósito não precisa começar com um "P." maiúsculo.
Alli Webb queria dar às mulheres um serviço de estilo acessível e luxuoso. Ainda é o que a empresa dela faz hoje.

6. Sempre compartilhe seu trabalho

De acordo com o desenvolvedor e empresário Jason Roberts, a quantidade de descobertas ao acaso que você experimenta…

"... é diretamente proporcional ao grau em que você faz algo com o qual você é apaixonado, combinado com o número total de pessoas a quem isso é efetivamente comunicado".

Ele chama isso de sua Área de Superfície da Sorte.
Em outras palavras, você pode criar e aumentar sua própria sorte.
Eu aprendi isso da maneira mais difícil. Em 2010, decidimos reformular nosso construtor de formulários, que é o coração do produto.
Passamos um ano inteiro aperfeiçoando-o a portas fechadas. Nós nos agarramos e fixamos e construímos algo que achamos incrível.
Quando finalmente lançamos, nossos usuários ficaram enfurecidos. O produto estava cheio de bugs. Nós arruinamos a ferramenta na qual eles confiavam para o seu trabalho, suas empresas e até mesmo seus hobbies.
Nós ouvimos atentamente e logo consertamos nossos erros. Nossa equipe trabalhava dia e noite para fazer tudo certo e para compensar nossos clientes.
Quando a poeira baixou, percebi que trabalhar sem feedback tinha sido um grande risco. Foi provavelmente o maior risco que eu já tomei.
Nós imediatamente mudamos para um modelo de melhoria contínua. Agora, nossas equipes fazem alterações, testam-nas com clientes reais, ajustam e lançam. Nós fazemos isso semanalmente e às vezes até diariamente.

Resumindo:
A melhoria contínua reduz seu risco. Compartilhar o que você está construindo também aumenta sua área de superfície de sorte.
Então, não trabalhe no vácuo.
Deixe seus clientes, usuários ou público participarem do processo para que você possa continuar melhorando.

Siga sua alegria, sua felicidade.

Espere e me acompanhe aqui. Observe que eu não disse "siga seus sonhos".
Fora o meu fracassado plano de venda de figos, nunca sonhei em ser um empreendedor.
Eu não imaginava o meu rosto na capa de uma revista ou fazendo empréstimos massivos.
Na verdade, eu não tinha ideia de como levantar capital. Eu não sabia o que o PR significava. E eu nunca fui uma pessoa que corria riscos.
Mas sempre amei fazer coisas. Eu poderia me perder por horas em um projeto de codificação.
Em 2006, vi uma necessidade e, em seguida, o erro de inicialização me atingiu. Honestamente, ser pago pelo meu trabalho me levou ao empreendedorismo.
Olhando para trás, se eu não tivesse iniciado minha empresa, acho que teria me tornado gerente de produto para outra organização. Escrever código me fez feliz. Essa foi a minha felicidade e ainda é.
Então, saiba que você não precisa ser um gênio destemido e corajoso para criar um negócio de sucesso. Você pode ir devagar, crescer no seu próprio ritmo e ir aprendendo durante a jornada.
Sucesso e aversão ao risco podem andar de mãos dadas.

Agora vá e faça do seu jeito.

Já uso o serviço do Jotform a algum tempo, deve ter sido por volta de 2012-2013, na época que tinha fundado a gravadora Coldwave Records. De lá para cá nunca parei de usar o serviço. Até hoje o único problema que tive com eles foi durante aquela fase que o serviço estava fazendo mudanças, assim como muitos outros usuários, como mencionado aí em cima pelo Aytekin, mas pelo que eu lembro, foi apenas aquela única vez.
O serviço do Jotform vai além da criação de formulários online, mas sim, o foco deles é esse e eles são bons no que fazem, os seus formulários são incríveis, as funcionalidades, as opções, possibilidades intermináveis de ferramentas e visuais, você pode inclusive usar o serviço para vender, integrando formas de pagamento aos seus formulários online. Não é necessário um conhecimento específico e mais aprofundado em codificação para aprender a usar o serviço, mas isso ajuda. O Jotform já conta com centenas de modelos pré-definidos, o que acaba facilitando o seu trabalho na hora de criar um formulário. Pode incluir os mais diversos campos que você puder imaginar e que venha a precisar, todos eles podem ser alterados e editados, ou seja, você faz o formulário da forma que quiser.
O serviço conta com uma versão gratuita, que apesar de possuir algumas limitações, é muito boa. Versões pagas da plataforma começam com valores em torno de US$ 15,80 por mês (preço no dia de hoje, 17/10/2018) e vão até US$ 82,50 por mês, na sua versão Gold. Eu sempre usei a versão gratuita e as suas poucas limitações nunca representaram problema.
Abaixo você confere algumas imagens de alguns trabalhos que eu fiz usando a plataforma. Se você estiver usando ou quiser usar ela e tem algumas dúvidas, entre em contato comigo, estou sempre por aqui e pronto pra ajudar.
Nos falamos na próxima publicação, não se esqueça de se conectar comigo pelas redes sociais.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Pages