Blog: Cinco dicas para criar um boletim de e-mail (newsletter) cativante.

Créditos da imagem: blog.symphonicdistribution.com

Créditos: Esta postagem tem sua origem do site https://blog.symphonicdistribution.com e tem como título original:
"Five Tips For Creating a Captivating Newsletter"
Autor: Angela Mastrogiacomo
Você pode ler a publicação, original em Inglês, nesta página: https://blog.symphonicdistribution.com/2018/08/five-tips-for-creating-a-captivating-newsletter/
Tradução e adaptação: Eliezer Hofstaetter

Olá amigos, Como vocês estão hoje? Eu espero que bem.

Hoje trarei uma postagem cujo foco é ajudar a desenvolver uma newsletter cativante, ou seja, que gere algum tipo de conexão e quem sabe interação entre sua marca ou empresa e os seus clientes.
O relacionamento que a newsletter proporciona é diferente do das redes sociais, pode-se dizer que o tipo de relacionamento pode ser tão próximo quanto àquele que você estabelece através de ligações de telefone. No entanto é fácil fazer com que seu e-mail fique perdido em uma vastidão de outros e-mails.
Esta publicação foca justamente em ações a serem tomadas para aumentar as chances de seu e-mail ser visualizado pelas pessoas e ter algum tipo de interação. Aproveitem a leitura.

Cinco dicas para criar um boletim de e-mail (newsletter) cativante.

Diga-me se já ouviu isso antes. Seus algoritmos de mídia social estão contra você e, a menos que você esteja pagando para impulsionar as postagens, muito do seu conteúdo está “se perdendo na multidão”.

Claro que você já ouviu.

Há anos sabemos que o conteúdo exibido para o seu público é o conteúdo com o qual ele tem um envolvimento mais forte. Mas sejamos honestos, às vezes até o seu post mais forte não vai atrair a atenção de centenas ou milhares de seguidores. Mas você sabe no que você pode sempre confiar? Sua newsletter. Esse “bebê” será entregue nas caixas de entrada de seus assinantes todas as vezes, sem falhar.

Se você ainda não desenvolveu uma newsletter, esse é o primeiro passo. Se você já tiver uma, confira nossas cinco dicas para criar um boletim informativo que certamente chamará a atenção e o interesse de seu público.

Mantenha sua linha de assunto cativante.

O primeiro passo para engaja-los, em primeiro lugar, é fazê-los querer abrir a sua newsletter. Você não quer se parecer muito com um clickbait (e-mails cujo objetivo é atrair pessoas para clicar nos links que podem conter conteúdo indesejado, inclusive vírus de computador, por exemplo), mas também há muito valor em intrigar seu público com uma pergunta ou algo que é simplesmente muito tentador para deixar passar. Linhas de assunto como "Você não vai acreditar em quem é destaque em nossa nova reportagem" ou "10 dicas de marketing (e por que você vai querer perder essas dicas)" estão simplesmente implorando para serem abertas.

Mostre-lhes o verdadeiro você.

Certa vez, trabalhei com uma artista que enviava seu boletim por pelo menos um ano com engajamento relativamente baixo. Depois de algumas sessões de treinamento juntos, ela decidiu se abrir e foi mais vulnerável em sua próxima newsletter. Ela estava passando por uma crise como artista (dúvidas, inseguranças, medos) e enquanto sua reação inicial era querer manter isso para si mesma e não deixar ninguém saber (por medo de parecer pouco profissional), ela decidiu ir em frente. Nessa newsletter, ela desabafou sobre as coisas que estava sentindo, as emoções com as quais ela estava batalhando e o caos dentro de sua mente.

Adivinha o que aconteceu?

Seu engajamento disparou. Só na primeira hora ela recebeu mais respostas do que em todas as outras newsletters juntas e nos dias que se seguiram eles continuaram entrando.

As pessoas respondem à honestidade e vulnerabilidade. Eles querem algo e alguém para se conectar, e quanto mais real você é, mais oportunidades você lhes dá para fazer exatamente isso.

Tenha uma chamada para ação (Call to action).

Ter uma chamada para ação significa que você está pedindo ao seu público para fazer algo que preenche a lacuna entre vocês dois. Pode ser compartilhar um conteúdo, seguir no Twitter, comprar algum produto ou simplesmente responder e dizer qual o tipo de produto ou serviço que eles esperam que você faça em seguida. Certifique-se de que seu boletim informativo tenha um deles: idealmente, algo que dará a você e aos seus fãs a melhor experiência e o maior valor. Lembre-se, você não quer sobrecarregar seus fãs. Uma chamada de ação por newsletter é suficiente.

Seja consistente.

Como com todo o resto, para que uma newsletter seja realmente o mais eficaz possível, você precisa ser consistente ao enviá-la. Faça um cronograma e, em seguida, cumpra-o. Uma vez por semana pode ser um pouco demais, mas muitas empresas ficam confortáveis ao enviar uma vez por mês. Escolha uma data e cumpra-a. Por exemplo, a primeira Quinta-Feira de cada mês ou no dia 15 de cada mês.

Você pode sentir dificuldades para criar conteúdo mensalmente, mas isso faz parte do aprendizado de transmitir sua marca e ser verdadeiro com o público. A maioria das pessoas pensa em uma newsletter como uma chance de vender para o público ou dizer o que o público pode fazer. Não é disso que se trata. É uma oportunidade para se conectar e se aproximar de seus clientes. Se você olhar dessa maneira, as possibilidades se abrem.

Tenha um objetivo com cada newsletter.

Quando você começa qualquer coisa com um plano, você tende a ter um resultado melhor. Sua newsletter não é diferente. Para cada uma, saiba o que você está tentando dizer quando começar a criá-la. Você pode saber que deseja que o foco principal dessa seja o novo produto que está lançando, mas o que mais você vai realmente dizer? Existe uma maneira de criar um tema em torno do boletim informativo relacionado ao seu anúncio?

Por exemplo, se o anúncio é sobre um produto novo, talvez você possa escrever uma nota de editor sobre a fase de desenvolvimento e as dificuldades que enfrentou. Bem como os processos que ajudaram você acertar no seu desenvolvimento. Ou, talvez, se a sua nova campanha tem como objetivo aumentar a conscientização sobre saúde, você pode escrever uma história pessoal relacionada a isso e incluir links para organizações com as quais seus clientes podem se envolver.

Tenha uma ideia de onde você está indo, de qual o é seu objetivo, faça com que isso complemente a sua marca e comece a escrever.

Da mesma forma como era há algum tempo atrás nas redes sociais, esse ainda é um território pouco explorado pelas empresas e marcas. Dentre os erros mais comuns cometidos pelas empresas, atualmente, podemos citar o primeiro como sendo a total ausência de um sistema de relacionamento com os clientes via e-mail e o segundo é confusão na hora de estabelecer os objetivos das campanhas.
Hoje em dia a falta de conhecimento técnico não é desculpa para não ter um sistema de newsletter, existe diversas ferramentas na internet que permitem a você desenvolver e gerenciar campanhas e contatos. A ferramenta mais incrível, e que eu particularmente recomendo, é o Mailchimp, uso o sistema deles desde o início das minhas atividades, lá por meados de 2012. Seu sistema permite avaliar os resultados das campanhas, obter informações sobre quantidade de cliques nos links, quem abre suas campanhas e com qual frequência, qual o tipo de conteúdo que favorece maior engajamento, qual o público, etc...
Os primeiros passos na hora de desenvolver uma campanha de newsletter podem ser complicados, nesse caso, lembre-se que eu estou sempre a disposição para ajudar no que for preciso.
Espero que tenham gostado da leitura e não se esqueça de se conectar comigo nas redes sociais e deixar seus comentários, qual o próximo assunto que vocês gostariam de ver por aqui? Nos vemos na próxima, até mais!

  

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